Recursos Hídricos | Korubo Expedições - Safari No Jalapão | Uma experiência exclusiva!

Guia do Jalapão

Recursos Hídricos

Com relação aos recursos hídricos, a região do Jalapão está inserida na Bacia Hidrográfica Araguaia – Tocantins. Entre os principais rios destacam-se: Sono, Balsas, Novo, Galhão, Prata, Soninho, Vermelho, Ponte Alta, Caracol.

A região conta ainda com uma grande quantidade de nascentes formadoras de caudais, águas borbulhantes, também chamadas de “fervedouro” pela população local.

Tal característica desta região é devido à formação rochosa do tipo arenítica onde as chuvas abastecem o lençol freático e pelo fenômeno “ressurgência da água”, têm-se essa abundância de nascentes, com uma regularidade de vazão, tanto no período chuvoso quanto na estiagem.

O clima da região é do tipo Tropical-Continental com duas estações bem definidas, uma “chuvosa” compreendida entre outubro e abril e outra “seca”de maio a setembro.A cobertura vegetal da região é formada por savanas nos seus vários gradientes, predominando a savana gramíneo-lenhosa e uma estreita mata ciliar sendo observada eventualmente.

Os mais variados hotéis com algo em comum: a melhor experiência. Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Korubo Expedições
CNPJ 04.168.077/0001-26
Rod. TO 245, Loteamento Ponte Alta 3ª Etapa Lote 09
CEP 77.593-000 Mateiros - TO

KORUBO © 2018. Todos os direitos reservados.