Guia do Jalapão | Korubo Expedições- Safari no Jalapão

Guia do Jalapão


O Jalapão


Palmas – Tocantins

 O Jalapão é um surpreendente e impressionante destino de ecoturismo brasileiro localizado em Tocantins, o mais novo Estado do País (foi criado pela Constituição Federal de 1988), a 200 quilômetros da capital Palmas.

Situada no coração do País, na divisa com Bahia, Maranhão e Piauí, a vizinhança é um oásis das águas em meio à vegetação semiárida, alternando em seu cenário rios, cachoeiras e fervedouros, além de dunas, chapadas, serras e portentosas formações rochosas, condições que garantem uma fantástica diversidade de animais e plantas.

E o melhor: tudo está praticamente em seu estado original, já que, por conta da distância e do acesso complicado, o destino se manteve isolado e preservado.

Para que a região se mantenha assim, ela está inserida em diversas unidades de preservação, como o Parque Estadual do Jalapão; o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; a Área de Preservação Ambiental (APA) Serra da Tabatinga; e a Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

Com uma área que se estende por mais de 11 mil quilômetros quadrados a região possui diversos atrativos. Entre eles estão a Cachoeira da Formiga, queda que forma uma piscina natural de águas cristalinas e de cor verde-esmeralda; as Dunas, cartão-postal do Jalapão, formadas por areias finas e alaranjadas que chegam a 40 metros de altura; a Serra do Espírito Santo, formação rochosa onde é possível apreciar a flora da região; e fervedouros, nascentes onde a água brota com tanta força do subsolo que é impossível afundar o corpo.

A melhor época para se conhecer o Jalapão é o ano inteiro. Tem a Chamada época de chuvas, que vai de dezembro a março (época de chuvas praticamente no Brasil inteiro) e a época da seca vai de abril a novembro com pouca ou nenhuma incidência de chuvas. O Jalapão é uma região quente o ano inteiro. Durante o dia, a temperatura varia de 30º a 35ºC, e as noites são frias (maio a agosto) variando de 13 a 20ºC, dependendo da época do ano.

O nome JALAPÃO provém da erva Jalapa-do-Brasil abundante na região e tem uso medicinal.

Como pioneiros em ecoturismo e em práticas sustentáveis no Jalapão, nós da Korubo Safari Camp selecionamos os melhores atrativos para compor nossos roteiros, de modo que você tenha o mais completo e encantador panorama desse espetacular pedaço do Brasil. Junte-se a nós e viva uma experiência que só a Korubo pode lhe oferecer!

 

Os mais variados hotéis com algo em comum: a melhor experiência. Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Korubo Expedições
CNPJ 04.168.077/0001-26
Rod. TO 245, Loteamento Ponte Alta 3ª Etapa Lote 09
CEP 77.593-000 Mateiros - TO

KORUBO © 2018. Todos os direitos reservados.