A melhor época para se visitar o Jalapão.
A região do Jalapão pode ser visitada o ano inteiro, já que as chuvas, que costumam cair de dezembro à março, a época “molhada” do Jalapão, normalmente não atrapalham os passeios. Já o período seco vai de abril a novembro.
De clima predominantemente tropical, a temperatura média anual é de 26ºC, mas é bom preparar-se para temperaturas bem mais altas: no verão, durante o dia, a temperatura varia de 30ºC a 35ºC. Entre maio e agosto, porém, as noites ficam frias para os padrões do Jalapão, que registra médias de 13ºC a 20ºC. Ao preparar a mala, é essencial colocar roupas frescas e confortáveis, óculos de sol e filtro solar – os mais friorentos podem levar ainda uma malha leve ou moletom.
Há uma certa homogeneidade climática no Tocantins. Porém, por sua grande extensão de contorno vertical definem-se duas áreas climáticas distintas a saber.
1ª Ao Norte do paralelo 6ºS, onde o relevo é suavemente ondulado, coberto pela Floresta Fluvial Amazônica, o clima é úmido, segundo Kopper, sem inverno seco. Com temperaturas médias anuais variando entre 24º-C e 28º, as máximas ocorrem em agosto/setembro com 38º-C e a média mínima mensal em julho, com 22º C, sendo que a temperatura média anual é de 26º C. Em geral as precipitações pluviômetricas são variáveis entre 1.500 a 2.100 mm, com chuvas de novembro a março.
2ª Ao Sul do paralelo 6º S, onde o clima predominante é subúmido ou (estacionalmente) seco, os meses chuvosos e os secos se equilibram e as temperaturas médias anuais diminuem lentamente, à medida que se eleva a altitude. As máximas coincidem com o rigor das secas em setembro/outubro com ar seco e enfumaçado das queimadas de pastos e cerrados. Assim, a temperatura compensada no extremo sul, varia de 22º C e 23º C, no centro varia de 24º C a 25º C e no norte, de 26ºC a 27ºC. As chuvas ocorrem de outubro a abril.