Capim Dourado | Korubo Expedições - Safari No Jalapão | Uma experiência exclusiva!

Guia do Jalapão

Capim Dourado

O Jalapão é tão especial e mágico que vale ouro. De fato, um tipo único de grama cresce e literalmente reluz em meio àquela vegetação de semiárido, recebendo o nome de capim dourado.

A planta, de nome científico Syngonanthus s.p, cresce nas veredas entre os meses de abril e junho e é colhida uma vez por ano, em agosto e setembro. Adultos e crianças se aventuram sob o sol forte do cerrado para recolher os ramos da planta, cuja reluzente palha é meticulosamente trabalhada pelos artesãos da região, que dão vida a belas, e desejadas, peças artesanais. A técnica utilizada por eles foi trazida pelos escravos, e desde então é passada de geração em geração nas comunidades quilombolas. Hoje, pelo menos 12 comunidades vivam sobretudo da venda de peças artesanais feitas a partir do capim dourado.

Além de bonitas, as peças ajudam a melhorar a vida dos nativos do Jalapão. Também por isso, estudos botânicos e manejo comunitário estão sendo realizados para garantir a sustentabilidade econômica e ecológica da planta que é uma das joias brasileiras.

 

Os mais variados hotéis com algo em comum: a melhor experiência. Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Korubo Expedições
CNPJ 04.168.077/0001-26
Rod. TO 245, Loteamento Ponte Alta 3ª Etapa Lote 09
CEP 77.593-000 Mateiros - TO

KORUBO © 2018. Todos os direitos reservados.