Geografia do Jalapão | Korubo Expedições - Safari no Jalapão

Guia do Jalapão

Geografia

 A região leste do Estado de Tocantins denominada Jalapão está situada entre os paralelos 9º e 48º de longitude Oeste, em cuja geografia desfilam chapadões e planaltos, serpenteados por inúmeros rios e ribeirões, que dão origem a uma infinidade de cachoeiras, como a da Velha e da Sussuapara. Também se destacam as dunas, que nascem da movimentação de forças hídricas e eólicas, e a Pedra da Baliza, considerada o marco da divisa dos Estados de Tocantins, Maranhão, Bahia e Piauí.

Em termos geológicos, a região é formada por rochas sedimentares datadas da era mesozoica, no período cretáceo, com aproximadamente 135 milhões de anos. As pedras apresentam textura arenosa e coloração entre o branco e o róseo, a qual varia em função da concentração de argila e óxido de ferro.

Quatro tipos de paisagem são predominantes no Jalapão: (Colocar uma foto correspondente ao lado da descrição)

 

  • Platô: com chapadões e planaltos
  • Rebordos ou encostas: onde se localizam as nascentes dos rios e os processos de erosão, a partir dos ventos e das chuvas, que formam as Dunas do Jalapão.
  • Planícies: área de vegetação do cerrado aberta – mais sujeitas às queimadas.
  • Veredas: áreas úmidas, ao longo dos rios, aonde se encontram as palmeiras de buriti.

Chapada das Mangabeiras, serra da Jalapinha, Serra do Meio, Serra do espírito Santo e Serra Geral.

 

Os mais variados hotéis com algo em comum: a melhor experiência. Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA CADASTUR é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo
Korubo Expedições
CNPJ 04.168.077/0001-26
Rod. TO 245, Loteamento Ponte Alta 3ª Etapa Lote 09
CEP 77.593-000 Mateiros - TO

KORUBO © 2018. Todos os direitos reservados.