O Jalapão é um dos mais novos destinos de Natureza do Brasil.

Situado no coração do Brasil, estado do Tocantins, na divisa com Bahia, Maranhão e Piauí, possui uma das menores densidades populacionais do país.

A dificuldade de acesso do Jalapão foi a grande responsável pela preservação deste santuário, onde de veredas virgens aflora água cristalina e abundante, formando inúmeros rios, em meio a uma paisagem árida e bela. Estas condições proporcionam vida a uma diversidade incrível de animais e plantas totalmente adaptada a esta região do cerrado.

Outrora o Jalapão era desafiado apenas por caravanas de tropeiros que atravessavam em viagens épicas este sertão bravio na direção do Vale do rio Tocantins. Hoje ainda, o Jalapao, mantém muitas de suas características originais e promete, graças a diversas Unidades de Conservação e ao Turismo Sustentável, se consolidar como a maior área de preservação contínua da savana Brasileira.

 
     
 

Animais do JalapãoOnça pintada,onça suçuarana , lobo guará, raposa, cachorro do mato, ema, sucuri, tucanos , araras e papagaios Além das espécies de fauna comuns do cerrado, se encontram também o pato de penacho, praticamente extinto e diversos relatos da presença da ararinha azul,considerada extinta na natureza.

A melhor época para se conhecer o Jalapão é o ano inteiro.  Tem a Chamada época de chuvas, que vai de Dezembro à Março (época de chuvas praticamente no Brasil inteiro), porém geralmente ocorrem apenas pancadas de chuvas, nada que atrapalhe a realização do roteiro. O que poderá ocorrer eventualmente, é alguma alteração nos horários dos passeios para melhor aproveitar as atrações. O clima fica mais ameno e a vegetação mais verde. O Jalapão é uma região quente o ano inteiro. Durante o dia, a temperatura varia de 30º a 35ºC, e as noites são frias (Maio a Agosto) variando de 13 a 20ºC, dependendo da época do ano.